terça-feira, 7 de setembro de 2010

Projeto de Teatro " Contos de Charles Perraut

Projeto de Teatro

"O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um"
Pablo Neruda

O projeto " Contos de Charles Perraut , foi desenvolvido na disciplina de teatro com alunos do 1° ano alfabetização em parceiria com professora regente Paloma .X que trabalhou com os contos   nas  atividades de leitura e escrita.
O projeto também teve participação da professora de Contos Africano  Krika que atuou na peça da Cinderela como Narradora... Arrasou!!! Foi lindo!!!

Quem lê "Cinderela" não imagina que há registros de que essa história já era contada na China, durante o século IX d. C.. E, assim como tantas outras, tem-se perpetuado há milênios, atravessando toda a força e a perenidade do folclore dos povos, sobretudo, através da tradição oral. Pode-se dizer que os contos de fadas, na versão literária, atualizam ou reinterpretam, em suas variantes questões universais, como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando realidade e fantasia, no clima do "Era uma vez...".  


Por lidarem com conteúdos da sabedoria popular, com conteúdos essenciais da condição humana, é que esses contos de fadas são importantes, perpetuando-se até hoje. Neles encontramos o amor, os medos, as dificuldades de ser criança, as carências (materiais e afetivas), as auto-descobertas, as perdas, as buscas, a solidão e o encontro.

"Os contos de fadas caracterizam-se pela presença do elemento "fada".

Etimologicamente, a palavra fada vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo). Tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob forma de mulher. Dotadas de virtudes e poderes sobrenaturais, interferem na vida dos homens, para auxiliá-los em situações-limite, quando já nenhuma solução natural seria possível.



Fotos do Cenário do Teatro produzido pelos alunos durante as aulas da Prof. Paloma. X
 
   
Professora  Débora - Teatro

Com vocês o Mundo Encantado da Cinderela... Era uma vez !!!!
Professora do 1° ano alfabetização - Paloma   


Professora Krika - Narradora da Peça de Teatro
Atriz e Contadora de História
 


Espaco Cênico !!!

5 comentários:

  1. Oi, prima!! passei por aqui!!Mas agora vou estar sempre de olho!! Parabéns pelo blog, adorei e convidei todas as minhas colegas de trabalho para darem uma olhada!!! beijão e felicidades.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ah...estou com saudades e te esperando aqui em JF!!até...

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc gostou!!! Esse blog é para divulgar o meu trabalho, mas principalmente poder trocar experiência com outros professores.
    A blog só está começando, vou colocar uma página com informações bem bacanas sobre cursos, textos, filmes, livros... etc.

    Beijos.

    Te amo!!!

    ResponderExcluir
  5. Quando você trabalha teatro com as crianças o mais importnte é as mesmas explorem a espacialidade (espaço cênico), então os cenários devem ser priduzidos com o atíficio da tridimensionalidade, para que as crianças possam vivenciar a sensação de como utilizar esse espaço para a composição da cena. Seu trabalho está muito bom, mas este requisito tem que ser levado em conta.

    Adriano, Arte-educador (Guariba, SP)

    ResponderExcluir