terça-feira, 7 de setembro de 2010

Projeto " Cultura Africana" Livro: As Tranças de Bintou

Projeto de Teatro:

"Arte e Cultura Africana"
As Tranças de Bintou é escrito por Sylviane A. Diouf e conta o sonho de uma menina africana chamada Bintou. Ela deseja ter tranças no cabelo como todas as mulheres de sua aldeia mas, como ainda é criança, tem de se contentar com os quatro birotes na cabeça, pois como manda a tradição de seu povo, só mulheres adultas podem ter tranças.

O Projeto de Teatro está sendo desenvolvido com alunos do 5° ano , a turma está ensaiando peça de teatro que vai contar através da dramatização toda história As Tranças de Bintou.
Projeto aborda relação entre África e Brasil. Alunos aprendem aspectos históricos, socioculturais, linguísticos e políticos em sala de aula.

Professora Responsável pelo Projeto: Débora de C.E.C

Sugestão de livros que abordam o Tema :
 Cultura Africana

 .                                            
O Chade é um país que fica lá longe, no centro do continente africano. Seu povo vive uma realidade diferente e, ao mesmo tempo, próxima do nosso coração brasileiro. Há terras secas e alguns momentos de fertilidade, no solo árido — uma bênção da água que cai do céu. A leitura aproxima os povos. Por meio do dia a dia do menino Tomás, os leitores poderão imaginar o que é esperar pela chuva, fazer um carrinho de lata e apreciar os frutos da terra generosa, que nos oferece a alegria de saborear e cheirar uma manga dourada. A felicidade de um povo que tem tão pouco e valoriza tudo é uma lição de vida para todos. Agradável e poético, Chuva de Manga é, sobretudo, original .
O dia acaba de amanhecer, e Galinhola já está ciscando à beira do rio Luvironza. Ela nem percebe que Krokô, um grande crocodilo esfomeado, está prestes a dar o bote. Será que Galinhola consegue escapar?
Quando o sol acorda nos céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece e é hora de descobrir muitas aventuras.



Africanidades:
No site "África e Africanidades" é possível encontrar coisas muito interessantes a respeito de Africanidades, no que se relaciona à História, Cultura, Educação, Literatura, Sociedade.
Se você tiver interesse visite o site:
http://www.africaeafricanidades.com/

 












Um comentário:

  1. Oi Débora, estava pesquisando e achei muito interessante seu blog. Tenho, achei até coincidencia, a mesma formação que você. Estou entrando amanha em um Projeto sobre Arte africana e achei bem interessante suas atividades. Parabéns.

    ResponderExcluir