segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Projeto de Teatro " Bullying, Tô Fora!"

Projeto de Teatro

Título: Lições de Cidadania e Direitos Humanos: “Bullying, Tô Fora!”

       O projeto: “Bullying, Tô Fora!”, foi desenvolvido com alunos do 9° ano  na disciplina de teatro ( 2009) , com o propósito de oportunizar aos educandos o acesso a essas informações, para que eles possam refletir e conhecer o fenômeno Bullying. As aulas de teatro promoveram  o exercício de cooperação, do diálogo, do respeito mútuo e da reflexão, pois, o teatro como encontro coletivo e forma de expressão é elemento integrador, requer a prática da participação, da solidariedade, da responsabilidade, do compromisso, do trabalho e da realização e possibilita a transformação do indivíduo. Os jogos teatrais, que foram  propostos durante as aulas de teatro, permitiram a vivência harmoniosa entre os educandos, e a partir dos exercícios de improvisação os alunos  interpretaram vários personagens (agressor/vítima) e diversas situações que envolve a prática de bullying. Ao final de cada aula, avaliamos questões relacionadas à cena, personagem, conflito, soluções que o grupo traz para resolver os problemas.




Atividade - Projeto Anti-Bullying

 II Fórum Sobre Bullying - 2010

Falar de Bullying  é falar das nossas histórias de vida. Afinal, quem nunca foi vítima, espectador ou autor de bullying?
O tema da aula de hoje 8/09/2010 foi falar sobre Bullying, perguntei para alunos se eles sabiam o significado da palavra Bullying. Fizemos um debate bem interessante, cada aluno se manifestões de forma positiva, respeitando a opinião dos colegas.
Finalizamos atividade sobre bullying, com a confecçao de cartazes anti-bullying.

Painel construído pela turma do integral 20/09/2010


 
Atividade com alunos: 2° e 3° ano fundamental










Vídeos e Site  sobre Bullying

Entrevista com Médica Ana Beatriz Barbosa

Programa GNT - Marília Gabriela:

Livros sobre Bullying:

               Bullying: estratégias de sobrevivência para crianças e adultos
Autor: Jane Middelton-Moz e Mary Lee Zawadski
Editora: Artmed
 
Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz
 
A obra apresenta um levantamento das formas assumidas pela violência no cotidiano escolar, resultante de pesquisa desenvolvida no Núcleo de Estudos da Violência da USP. O inventário abrange da não resolução de pequenos conflitos que fazem parte das dinâmicas das relações interpessoais presentes no ambiente até casos extremos de violência que interferem na rotina e no aprendizado

Garota Fora do Jogo, Rachel Simon. A cultura oculta da agressão nas meninas foi tema de profundo estudo da autora e cientista política norte-americana. Para ela, geralmente os meninos são o centro das atenções quando se fala no bullying, só que as garotas, apesar de não deixarem rastros de violência, apresentam em seu comportamento um tipo de agressividade indireta e dissimulada.

 
 BULLYING - Mentes Perigosas na Escola.
Ana Beatriz Barbosa

 
Filmes que aborda o tema bullying:

Lançamento : Bullying

Sinopse:
Jordi é um garoto de 15 anos que recentemente perdeu o pai e, juntamente com sua mãe, decide mudar sua cidade para começar uma nova vida. E no princípio tudo parecia ir bem. Mas o destino vai reservar um choque, porque quando Jordi ultrapassar o limiar do novo instituto, que retoma, sem saber o transfronteiras escuro do inferno em si. E ele te convida para entrar, com um sorriso de refrigeração, é Nacho, um colega de classe, que apesar de sua idade agora pertence à raça dos que são alimentadas só o medo ea dor dos outros.
Elefante:
O  título refere-se à facilidade de ignorar um 'elefante' simbólico na sala, apesar do seu tamanho, mas que está sempre prestes a se mover. obra-prima)

Klass:
Numa escola da Estônia, um garoto nerd de 16 anos é perseguido por um grupo de valentões, sob a complacência da classe. um segundo outro aluno acaba se envolvendo, vendo-se obrigado a defendê-lo. talvez por ser uma sociedade tão diferente da nossa, onde a violência é invisível, as reações dos adolescentes parecem excessivas, que vão num crescendo até o final trágico
Cuidado com o Meu Guarda-Costas:
Clássico do bullying de 1980, numa visão bem americana. garoto pacífico se vê em dificuldades para adaptar-se à nova escola, onde um valentão -- Matt Dillon - costuma extorquir os colegas por dinheiro. para defender-se, ele contrata um grandalhão desajustado, de quem até os professores tem medo, mas logo a relação dos dois se desenvolve em amizade.

Interessante:


Campanha da TV GLOBO - Programa Altas Horas.

Um comentário:

  1. Parabéns pelas ricas informações contidas neste espaço!Por favor, levem ao mundo a letra desta canção.

    Precisamos de paz, violência jamais!

    Precisamos de paz,
    Violência jamais,
    Na escola eu preciso
    Aprender.

    A amar meu irmão,
    Segurar sua mão,
    E seguir semeando,
    A união.

    Eu não quero ver briga,
    Pontapé ou empurrão,
    Vamos todos cantar,
    A canção.

    Paz na escola,
    Paz no coração,
    Entre neste time,
    Violência não.

    A escola é o espaço,
    Pra ensinar e aprender,
    E para ter vida,
    Só depende de você.

    Diga não ao bullying,
    Aprenda essa lição,
    E leve para o mundo,
    A nossa canção.

    Paz na escola,
    Paz no coração,
    Entre neste time,
    Violência não.


    Autora: Leonor Alves.

    ResponderExcluir